preparando o estoque

Com temperatura baixa, procura por lenha aumenta em Santa Maria

Thays Ceretta

Foto: Pedro Piegas (Diário)
Valdair corta e armazena as lenhas na propriedade no Distrito de Boca do Monte. Em cada carga, ele traz 150 sacos de lenha

O mês de julho começou com a cara do inverno de verdade. Se os meteorologistas acertarem as previsões, o frio vai ficar mais intenso nos próximos dias, com previsão de geada forte e mínimas chegando próximas ou abaixo de 0°C na região. Para se prevenir, muita gente já está organizando seu estoques de lenha para garantir o fogo na lareira ou no fogão. Na tarde de ontem, a reportagem visitou três locais que comercializam o produto na BR-287, Faixa Nova de Camobi. O preço do saco de lenha variava de R$ 10 a R$ 18. 

Conforme os vendedores, a procura aumentou nesta semana, mas a expectativa é vender mais quando o ar mais gelado chegar.

Há 15 anos, o produtor rural Valdair Bolionato, 50 anos, vende lenha no mesmo lugar. A venda começou na segunda-feira. Nesses três dias, foram vendidos cerca de 20 sacos de lenha/dia.

- Fez pouco frio. Quando esfriar mais, a procura aumenta, e a venda melhora. Quem comprou agora foram os clientes antigos que sabem do nosso ponto e do nosso horário. Aqui a gente vende lenha para lareira e para fogão a lenha. Ano passado, vendi uns 800 sacos - disse Valdair.

Rifa solidária quer arrecadar doações para realizar edição da Balada Inclusiva

Na casa do Tiago Engel, 39 anos, a terça-feira foi de churrasco e fogo na lareira com os amigos.

- Aproveitei que estava passando por aqui e parei para comprar um saco de lenha e um de graveto já que vou reunir meus amigos em casa. Confesso que não gosto do frio, mas daí compro uma vez por semana para organizar o estoque de casa - disse o pastor Tiago.

O lenhador Jonathan de Mello, 26 anos, comemora os lucros. Desde junho, ele está comercializando os sacos de eucalipto branco e vermelho. Até agora, foram vendidos 100 sacos do produto por dia no ponto que ele fica na beira da rodovia.

Amazon busca talentos da literatura para transformar histórias em filmes e séries

Em um posto de combustíveis, quatro tipos de lenha estavam à venda: eucalipto, acácia, graveto e nó de pinho. Conforme o frentista e operador de caixa Vinícius Severo, 20, mesmo nos dias mais quentes as pessoas iam procurar lenha para garantir o estoque antes de a temperatura baixar.

- Quando acaba o produto, o caminhão descarrega 30 pacotes aqui. A gente percebe que, quando anoitece, as pessoas vêm comprar - comenta Vinícius.

DICAS DE SEGURANÇA
Para usar aquecimento a base de lenha, como lareiras e fogões, é preciso ter cuidado com a segurança das pessoas e do local onde é feito o fogo. Para isso, o 2º Sargento Lovatto, dos bombeiros, ajuda com dicas importantes: 

  • A queima da lenha, assim como de qualquer outro material combustível, necessita mistura com o oxigênio, portanto é necessário manter o ambiente ventilado, com pequenas entradas de ar. Isso é necessário para que não diminua muito a taxa de oxigênio e se eleve a quantidade de gás carbônico, intoxicando o ambiente, o que pode ocasionar desmaios e até a morte
  • Mesmo havendo apenas brasa, ainda há queima, o que chamamos de queima lenta. Portanto, atenção ao nível de oxigênio do ambiente
  • Quando sair do ambiente ou for dormir, não deixe brasa em ambiente completamente fechado. Além da queima de oxigênio, pode ocorrer de fagulhas caírem em algum objeto fora da lareira e provocar incêndio
  • Fique atento aos sintomas de hipóxia (falta de oxigenação no cérebro): sonolência, dor de cabeça, tontura, desmaio, entre outros

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Campanha vai arrecadar alimentos em Santa Maria neste sábado Anterior

Campanha vai arrecadar alimentos em Santa Maria neste sábado

Polícia distribui em Cruz Alta 600 peças de vestuário coletadas durante campanha do agasalho Próximo

Polícia distribui em Cruz Alta 600 peças de vestuário coletadas durante campanha do agasalho

Geral